Projeto CinEducando

Síntese do Projeto e Objetivos:
O projeto CinEducando é um projeto de difusão cultural de obras cinematográficas com objetivo de formar público, que será realizado durante o ano de 2018/19 (Julho 2018 a junho 2019), em Ribeirão Preto – SP. Todo o projeto é gratuito,  atendendo toda a região de Ribeirão Preto (25 cidades do entorno), com foco no público de escolas públicas, focando na formação de público para o cinema, trazendo, sempre que possível, filmes de lançamento.
Objetivos Específicos:
Este é um projeto de difusão cultural que visa a inclusão social através da cultura, permitindo o acesso a esta expressão artística, que é o cinema, àquelas camadas da população que o fator renda acaba impossibilitando. O projeto prevê a realização de 264 sessões gratuitas de cinema no ano, com objetivo de atingir a maior parte da parcela da população que não tem o hábito e recursos financeiros para frequentar o cinema. Este projeto dá continuidade a projetos já em desenvolvimento pelo Cineclube Cauim desde 2004 e seu objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o cinema, particularmente o nacional; formar platéia para o cinema e dar acesso à população em geral a um produto cultural diferenciado. Com este projeto esperamos atingir um público, ao final de 12 meses, estimado em 132 mil pessoas. O público esperado será o mais variado possível, seja em termos de sexo, idade, escolaridade e faixa social, dando ênfase absoluta a atingir população de baixa renda, que acaba excluída do acesso a esta atividade cultural.
Projeto PROAC nº 24.613 Captação de Recursos aberta. Sua empresa pode contribuir com este projeto.

Saiba como.

Projeto CineFormação

CineFormação é um projeto de Difusão de Acervo Audiovisual e de Formação de Público para o Cinema. A ser realizado no período que vai de abril de 2017 a abril de 2018, tem como objetivo dar acesso ao cinema a 400 mil pessoas, incluindo os mais de 100 mil jovens dos ensinos fundamental e médio, bem como abrir possibilidade para os alunos universitários (20 mil), através de 1.000 (mil) Sessões de Cinema, apresentando ao público no minimo 40 (quarenta) filmes e realizando também no mínimo 20 (vinte) Palestras e ou Debates, focados na divulgação da atividade cineclubista e na Arte do Cinema. Com base na experiência do Cineclube Cauim, queremos, com a realização das sessões, das palestras, debates e discussões, incluir uma grande parcela da população que não frequenta o cinema com regularidade. O Projeto contempla ainda o transporte de parte do público, através de 480 (quatrocentas e oitenta) viagens de ônibus nos percursos de ida ao Cinema e volta ao ponto de origem.
Objetivo : A qualificação da população de Ribeirão, medida em anos de estudos, está acima da média das | outras cidades. Cerca de 42% da população tem mais de oito anos de estudos, sendo que 16,4% da | população têm mais de 11 anos de estudo e 13% têm mais de 15 anos de estudos. No entanto, apesar dos números apresentados, Ribeirão Preto possui problemas objetivos a serem enfrentados, pois este diferencial educacional, em relação ao país, não se traduz em acesso à cultura; principalmente pelo fator renda, a maior parcela da população não tem acesso às diversas manifestações e produtos culturais, especialmente à produção cinematográfica. Existem dados das operadoras das salas de cinema de Ribeirão Preto que indicam que apenas 10% da população vão frequentemente ao cinema, de um total de 700 mil habitantes.

Projeto PRONAC nº 164.930 Captação de Recursos aberta. Sua empresa pode contribuir com este projeto.

Saiba como.

Projeto Escola Vai ao Cinema

O projeto Escola Vai ao Cinema foi um projeto pioneiro que começou a ser realizado no primeiro ano de funcionamento da nova sala do Cauim, em 2019. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Ribeirão Preto e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Escola Vai ao Cinema é o maior projeto de difusão e popularização da Arte Cinematográfica no Brasil e um dos maiores do mundo. Ao longo de seus onze anos de realização o projeto já trouxe mais de 1,5 milhão de crianças e adolescentes para assistir um filme num cinema. A maioria deles nunca tinha entrado em uma sala de cinema antes. Elogiado por educadores e professores o Escola Vai ao Cinema proporciona uma oportunidade de atividade fora da escola, que une o lazer com a convivência dos alunos e é ferramente eficiente como complementação pedagógica do currículo escolar.
O projeto proporciona ingresso e transporte de ida e volta totalmente gratuitos a todos os partipantes.