DAERP tem exposição comemorando seus 50 anos no saguão do Cauim.

O DAERP, Departamento de Àgua e Esgoto de Ribeirão Preto está comemorando seu cinquentenário em 2019 e traz uma exposição itinerante sobre sua história e seu trabalho pela comunidade de Ribeirão Preto entre os dias 9 e 11 de outubro no saguão de entrada do Cauim.

O objetivo do projeto da exposição “Daerp 50 Anos” é o de comemorar o cinquentenário da autarquia, criada em 07 de julho de 1969, pelo então prefeito Antônio Duarte Nogueira. Através da exposição o Daerp conta um pouco da sua história e mostra através de fotos, equipamentos e maquetes como é o sistema de abastecimento de água e esgoto em Ribeirão Preto. Na exposição o visitante faz uma viagem no tempo conhecendo como era a exploração do sistema de saneamento básico na cidade a sua evolução e as perspectivas para o futuro. Através de maquetes é possível entender como é feita a captação e distribuição de água na cidade e o sistema de tratamento de esgoto. Assim como orientar a população e principalmente o público infantil da importância do uso consciente da água e da preservação do Aquífero Guarani.

Fazem parte da exposição duas maquetes, uma que mostra onde está e como é feita a captação da água no Aquífero Guarani e a sua distribuição. A maquete possui cerca de 1 metro de altura, por 50 cm de largura e um metro e meio de extensão.

Ela foi produzida de forma que as pessoas possam tocar e entender como é o solo sob a cidade. A outra maquete é da estação de tratamento de esgoto Ribeirão Preto, onde o visitante pode conhecer a estação e como é feito o tratamento. A maquete possui cerca de 1 metro de altura e cerca de 1,5 metros de largura e extensão.

Também faz parte da exposição um painel luminoso com cerca de 2 metros de cumprimento por 1,5 metro de altura, onde também é mostrado o sistema de captação e distribuição de água. Duas bancadas, uma com uma coleção de hidrômetros desde o final do século 19 até os dias atuais, outra com amostras das camadas que formam o subsolo de Ribeirão Preto, além de duas bombas, uma delas em corte, para que o visitante possa entender como é feita a captação da água nos poços. Uma TV em suporte mostrando vídeos de orientação à população. Há a distribuição de material impresso. Dois funcionários do Daerp ficam o tempo todo junto a exposição dando orientação aos visitantes sobre a exposição. orientando a população sobre o uso consciente da água.

  • Exposição dos 50 anos do DAERP
  • Local: Cineclube Cauim – Rua São Sebastião, 920 – Centro
  • Datas: de 9 a 11 de outubro de 2019
  • Horários: das 8h30min às 18h00min
  • Entrada gratuita
  • Mais informações pelo telefone: 16 3441-4341

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *