Cinema grátis e muita festa no Cauim!

Slider

Projetos em execução em 2019

Destaque

Aviso

Cineclube Cauim

O Cineclube Cauim é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 1979. Desde sua fundação, promove a cidadania através da Cultura e Educação em Ribeirão Preto e no Estado de São Paulo.

Realizou trabalhos com teatro, edição de livros, montagem e operação de Cineclubes, produção na área do audiovisual, além da realização de oficinas e debates, durante seus primeiros 20 anos de existência. Em 1999, iniciou uma parceria que ampliou sua ação junto à sociedade, consolidando seus trabalhos com arte-educação. Graças a este projeto, sempre com apoio do Ministério da Cultura – MinC, o Cauim montou o Templo da Cidadania e reabriu sua sala de cinema no centro da cidade.

A partir da transformação do Cauim em Ponto de Cultura do MinC e mais recentemente Ponto de Cultura do Estado (parceria MinC e Secretaria Estadual da Cultura), dentro do programa Cultura Viva, houve um salto de qualidade nos seus trabalhos, pois através do programa Cultura Digital e do novo convênio com o Estado de São Paulo, houve o aporte de recursos de informática, vídeo e som, que somados aos existentes no Cauim deram suporte a novas ações. Cursos de formação para jovens foram e estão sendo realizados nesta área, produzindo diversos materiais com os jovens, registrando, documentando as ações da entidade, além de produzir dois programas de televisão: “Papo com o Dr.”, apresentado pelo Dr. Sócrates e o “Boca Livre”, há quinze anos no ar.

No Templo da Cidadania foi possível criar dois projetos permanentes na área musical: Toque da Lata e Banda Cauim. O Toque da Lata realiza trabalho profissionalizante com 30 jovens monitores inscritos. Na sua existência já atingiu 3 mil jovens, num trabalho em parceria com Prefeituras.

A Banda Cauim possibilitou a criação de uma escola de música instrumental que capacitou 300 jovens, dando origem a dois grupos permanentes: a “USP – Cauim Jazz Band”, formada por professores e músicos profissionais da cidade e a “Banda Sinfônica USP – Cauim”, com 50 componentes, entre professores, músicos, monitores e alunos, que tem se apresentado em diversos espaços.

Dois parceiros importantes entraram em 2006 nos trabalhos com o Cauim: o Instituto Cooperforte, financiando uma ação de formação dos jovens da área musical, com enfoque profissionalizante, trabalhando com 66 alunos e mais recentemente a Escola de Gastronomia, atendendo 40 pessoas; e o Instituto Votorantim, apoiando também os projetos do Cauim na sua ação de inclusão, democratização do acesso à cultura, empoderamento e protagonismo juvenil, em várias oficinas e atividades.

Na sala de Cinema o Cauim conseguiu o seu maior alcance, pois desde 2004, com a reabertura da sua sala de cinema, agora com 900 lugares, já passaram milhões de pessoas pelos seus projetos. Os projetos também incluíram a capacitação de mais de três mil professores, para utilização do audiovisual como ferramenta pedagógica. O Cauim atende gratuitamente uma média de 400 mil pessoas por ano. Mais de 5 milhões já passaram pelo Cauim.

Desde 2004, na sua sala de cinema, o Cauim desenvolve o maior projeto de popularização do cinema do país, com a realização de sessões gratuitas, promovendo a inclusão da maior parcela da população que não consegue ter acesso a esta manifestação cultural.  Desde janeiro de 2008 é o único cinema do Brasil gratuito o ano inteiro com a realização de até seis sessões por dia, entre agendadas com entidades e escolas e aquelas abertas ao público. Hoje recebemos a população de 25 municípios da região.

Vários projetos estão sendo realizados: Mostra Permanente de Cinema, Mostra de Cinema Paulista, Ribeirão vai ao Cinema e A Escola vai ao Cinema, Cineformação e Cineducando. Os projetos são desenvolvidos com base em convênios com a Prefeitura, Governo do Estado e Federal; com base na Lei Rouanet (Lei de incentivo do Governo Federal) e na Lei do PROAC (Lei de incentivo Estadual). Este projeto proporcionou que a Cidade de Ribeirão Preto seja hoje a única cidade do Brasil, com mais de 500 mil habitantes, onde todos os estudantes da rede pública de ensino já foram pelo menos uma vez ao cinema.

Em razão destas atividades, o Cauim foi considerado entidade de utilidade pública pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto, através da lei nº 4927, de 03 de novembro de 1986.  Em 2006 ganhou o prêmio Cidadania do Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE, na categoria “A Entidade Educacional que Queremos”. Em 2007 ganhou o prêmio Escola Viva do MinC, pelo trabalho realizado com cinema e educação. Em 2009 tem seu trabalho reconhecido como destaque “Top of Mind”, concedido pelo Jornal Tribuna e Revista Recall. Em 2010 é reconhecido como entidade de Utilidade Pública Estadual.

Em 2018 o Cineclube Cauim recebeu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo o titulo de “Ponto de Cultura da Política Nacional Cultura Viva”

 

CINECLUBE CAUIM

RUA SÃO SEBASTIÃO Nº 920 – CENTRO – RIBEIRÃO PRETO – SP

CEP: 14015-040 – FONE: 16-3441-4341

CNPJ: 51.820.371/0001-50

INSC. ESTADUAL: ISENTO

INSC. MUNICIPAL: 36103201/8

PRESIDENTE: FERNANDO JOSÉ DA SILVA